Projetos de Leitura

Há 16 anos incentivando a leitura para tornar o Brasil um país de leitores

Ler é bom, experimente!

Projeto Ler é bom, experimente

Projeto de leitura destinado a alunos do ensino fundamental, a partir do 3º ano (2ª série), até o ensino médio.

Tem como objetivos incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens. Desenvolvido com excelentes resultados em escolas estaduais e municipais em todo o Brasil, o projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura desde 2000, e tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, e Sweetmix Indústria e Comércio.

A unidade escolar recebe como doação de 38 a 114 exemplares de uma das obras de Laé de Souza.

Em 2014, o projeto será aplicado com a utilização dos livros "Quinho e o seu cãozinho – Férias na Fazenda" e "Nos Bastidores do Cotidiano". A escola poderá participar com até três classes e serão doados a todos os alunos exemplares destes títulos.

Junto com os livros, a escola também recebe material didático (folhas pautadas para redação e questionários e um caderno de atividades para turmas do infantil) para aplicação do projeto em sala de aula.

A escola poderá solicitar lotes de um mesmo título ou diversificar de acordo com as classes que participarão do projeto, sendo que o total definido não poderá ultrapassar três lotes. Cada lote contém 38 exemplares de um mesmo livro e materiais para o desenvolvimento do projeto.

A escola será responsável pelo pagamento das despesas de transporte do material.

O primeiro módulo atende os alunos do 3º a 5º ano do ensino fundamental.
A partir da leitura do livro "Quinho e o seu cãozinho – Férias na Fazenda" e questões propostas em um caderno de atividades, o aluno é estimulado pelo professor a escrever uma pequena história com base no livro lido.

O segundo módulo atende os alunos a partir do 6ª ano do ensino fundamental até o ensino médio.
Após a leitura do livro "Nos Bastidores do Cotidiano" e o desenvolvimento de várias atividades sugeridas, os alunos respondem a um questionário sobre a obra e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outro livro de Laé de Souza. Os alunos participantes, a partir do 6º ano, concorrem à inserção do seu texto na coletânea "As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 6", cuja publicação ocorrerá até meados de novembro/2014. A escola que for contemplada com um texto de um aluno nesta coletânea receberá três exemplares destinados ao aluno, ao professor e à escola.

As Inscrições estão encerradas.

"A cada dia acredito mais na possilidade de termos um Brasil Leitor. O resultado
dos projetos de leitura me leva a acreditar que é possível realizar esse sonho".
Laé de Souza

Empresas e instituições que apoiam o "Projetos de Leitura"
Ministério da Cultura ProAC Grupo Segurador
ZF ZF Megatoc Eco Arte Amigos do Livro
Redes Sociais
Perfil Facebook Twitter You Tube